Auriculoterapia Neurofisiológica (AN)

É uma técnica terapêutica também conhecida como “Acupuntura Auricular”.
Para quem tem medo de agulhas é uma boa indicação porque na maioria dos casos elas são dispensáveis.

A princípio, não há contraindicações, no entanto, é necessário informar ao terapeuta, na sua primeira consulta, as situações de saúde pelas quais está passando ou medicações que está fazendo uso, pois essas informações serão úteis na aplicação da técnica.

Para que serve a Auriculoterapia Neurofisiológica?

É uma terapia indicada para tratamento de diversos problemas de saúde, sejam de ordem física ou psicossomática. Há uma lista de doenças que essa técnica contribui para o sucesso ou cura do problema do problema de saúde.

Algumas patologias ou distúrbios de saúde também trazem consigo dores de cabeça, lombalgias, artralgias, mialgias ou sofrimentos, ansiedade, medo, depressão, insônia, problemas digestivos, dentre outros.

A auriculoterapia ameniza a maioria desses sintomas ou distúrbios e alivia o sofrimento que trazem consigo.

Como é realizada?

Após ouvidas as queixas do paciente, o terapeuta mapeia e determina os pontos em que serão colocados os pequenos grãos, os quais terão a função de estimular os sistemas e órgãos a funcionarem a favor da melhora ou cura dos problemas relatados.

Como acontece o efeito terapêutico da Auriculoterapia?

A acupressão feita pelos grãos aplicados nos pontos certos atua no sistema nervoso autônomo ou no sistema nervoso central, estimulando seu bom funcionamento.
Como acontece o mecanismo da AN.

Esses pontos correspondem a sistemas, órgãos, vísceras e suas funções. Uma vez estimulados, enviam sinais, através das fibras nervosas responsáveis por liberar mediadores químicos relativos ao equilíbrio de toda estrutura bioquímica dos órgãos.

Várias áreas do sistema nervoso podem ser estimuladas por meio da acupressão auricular e por sua vez, outros sistemas, seus órgãos e suas funções. A auriculoterapia trabalha ajudando no equilíbrio bioquímico do funcionamento do corpo. Por isso a denominação de auriculoterapia neurofisiológica.